20 avril 2024

O presidente da Federação de Basquetebol do Zimbabué desapareceu

Partager avec :

A fraternidade local de basquetebol foi lamentada ontem pela tragédia que ceifou as vidas do antigo árbitro Terry Kagande e da sua família na África do Sul. Kagande (49), a sua mulher e dois filhos morreram numa suspeita de explosão de gás. Esteve envolvido na administração do basquetebol a vários níveis antes de se mudar para a África do Sul. O seu tio, Forward Kagande, confirmou a tragédia.

O presidente da União do Basquetebol do Zimbabué, Joe Mujuru, disse que Kagande foi fundamental para o desenvolvimento do desporto, especialmente em Harare.

"Terry era realmente conhecido por ser um árbitro e um administrador", disse ele. "Ele fez muito trabalho, durante o seu tempo, e trabalhou com os Arcadia Bucs, e os Leopardos Varsity, na administração. "Esteve também envolvido no desenvolvimento de árbitros, por volta dos anos 90, e no início dos anos 2000. "Em termos de basquetebol, ele deixa um legado de compromisso, um legado de amor ao jogo. "É lamentável que tenhamos tido de o perder, em circunstâncias tão trágicas, entristece-nos muito a perda, e especialmente perdê-lo desta forma", disse Mujuru.

O presidente da Harare City Hornets, Sunny Mbofana, disse que estavam imersos em luto.

"A família do basquetebol nunca mais será a mesma após a passagem deste grande homem, e da sua família. "Terry era uma pessoa popular, conhecida pelo seu constante sorriso e abordagem atrevida, tanto como jogador de Arcadia Bucs como como administrador/referenciado. "Ele mantinha-se em contacto e perguntava sobre o jogo, mesmo estando a quilómetros de distância de casa. "Depois de falar com ele em Maio deste ano, entristece-me tanto saber da sua trágica morte", disse Mbofana.

Spencer Nyamadzawo, que teve a oportunidade de trabalhar com Kagande no Arcadia Bucs, disse que o jogo tinha perdido o seu cavaleiro.

"Terry começou a jogar basquetebol com os Arcadia Bucs nos anos 90, penso que de 1994 a 1997. "Foi também árbitro no basquetebol, conheço-o mais como árbitro. "Ele foi o primeiro árbitro local a ser acreditado pela FIBA. Como jogador, jogou para os Cubs, que eram a equipa de reserva dos Arcadia Bucs. "Ele também jogava rugby", disse ele. "Ele era uma pessoa do povo, fácil de levar, brincava e dava-se bem com quase toda a gente. "Ele era apaixonado pelo desporto, muito apaixonado pelo basquetebol", disse Nyamadzawo.

MamP's

© Crédito fotográfico: Zimbabwe Situation